segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Panamá - Bocas del Toro

2 a 5 Outubro 2011

Após mais um night bus de 11 horas desde a Cidade do Panamá, chegámos a Bocas del Toro bem cedo onde fomos recebidos por uma simpática alemã que nos hospedou num dos imaculados quartos da sua casa...

... the Palmyra House.

Nada melhor que o asseio e a organização germânica para nos fazer sentir em casa :)

Pegámos nas nossas bikes e fomos fazer o reconhecimento pela ilha de Colón, principal ilha do arquipélago de Bocas. Paraíso do surf alinhado com uma grande riqueza natural e...noctívaga!

Primeira paragem Playa Paunch (reef break): 100% flat...

...segunda paragem: Play Bluff (beach break): 200% flat :(

Apesar de já estarmos preparados para a falta de swell, custa sempre...há falta de melhor siga dar um passeio a pé e apreciar as belas vistas.

Toca a puxar pela cabeça...

...operação côco: 1st TAKE - A apanha!

2nd TAKE - A descasca!

3rd TAKE - O shot!

Pena que nenhum dos dois gosta de água de côco :)

Regresso à base ao final do dia para preparação do nosso manjar...

.... arroz de marisco de se tirar o chapéu!
Magnífica a sensação de ir ao supermercado e de cozinhar novamente :)

Bocas scenery, a lembrar o ambiente cool do Belize: Bob Marley, Che Guevara, construções de madeira, mistura hispânica-saxónica, etc...

2º dia - lancha até à pequena Ilha de Bastimentos (10 min), bem mais tranquila onde a rua principal é uma calçada de cimento com cerca de 1m de largura.

Sem carros, as únicas formas de locomoção são o taxi-boat e a boa velha caminhada. 40 minutos caminhando selva a dentro para chegar até à deserta praia Wizard, outro spot de surf completamente flat!

Pelo caminho uma placa intrigante chamou-nos à atenção...resolvemos desviar da rota. Subimos, escorregámos na lama, subimos, passámos um riacho... enfim, só depois nos demos conta que a coisa era mesmo UP in the hill!

E no meio do nada, surge esta casa/cabana onde vive um casal à cerca de 9 anos, ela escocesa e ele argentino com 3 filhos e 3 cães que se dedicam ao cultivo de chocolate 100% orgânico: "Good things come in trees"!

Um spot 100% eco-friendly em perfeita sintonia com a natureza...e para recuperar da caminhada umas truflles e um brownie!

De regresso à ilha de Colón passámos pela insólita pista do aeroporto que serve também para a habitual "peladinha" de final do dia!


À noite fomos beber um copo ao Iguana, um bar sobre a água com pessoal de todos os cantos do mundo...

...para depois avançarmos para o mais popular dos bares: Barco Hundido...

...onde a "galera" saltava para a água com e sem roupa... era o que calhava :)
"Cintura solta, dança kuduro... oi, oi, oi, oi, oi, oi..."

3º e último dia: tour à baía dos golfinhos, Cayo Coral e Cayo Zapatilhas.

Cayo Zapatilhas...

...uma ilha remota e deserta com cerca de 100m de largura e 1 km de comprimento. Floresta no meio, areia branca à volta e cercada de água dignas de um cartão postal!

Fim de tarde com a nossa amiga Rosa, a Peruana que fez connosco a travessia Cartagena - San Blás e que reencontrámos em Bocas.

Último fim de tarde em bocas, com paragem obrigatória numa das hostels mais animadas da zona: La Casa verde, com copas de vino a $1 e passeios de bóias (câmaras de ar) grátis!

Quer dizer que...normalmente não são!!??? LOL

De volta à estrada e à espera do 4º bus do dia.... rumo ao surf spot de Santa Catalina!

2 comentários:

  1. Gostei do ambiente de Bocas! E voces parece que ganharam uma nova lufada... Adoramos as fotos e o veleiro-paraiso do percurso anterior...agora, onde andam? Contem mais coisas... Daqui a mês e meio já estamos juntos p nos perdermos nas conversas que só nos sabemos.. Beijos abraços e muitas saudades!

    ResponderExcluir
  2. Su, my darlling, cm estás tu JP e o nosso Tonicas?? Nós andamos pelo Perú, um pouco atrasados do plano inicial:), mas td a correr 5*****. Já sabem a data do vosso regresso a Pt? mal posso esperar para pôr a converseta em dia... hehe bjinhoos p todos!

    ResponderExcluir