domingo, 27 de maio de 2012

Indonésia - Borobudur

1 a 5 Abril 2012

Depois de um voo de 4h de Perth na Austrália, eis que chegamos ao continente asiático. Fizemos uma escala notívaga no aeroporto de Bali antes do destino final de Yogyakarta, onde montámos o estaminé e dormimos "que nem uns reis" :)

Já em Yogyakarta na ilha de Java, onde chegámos de manhã bem cedo, o palácio do sultão em pano de fundo bem no centrão.

Apesar de estarmos completamente "estoirados", acabámos por dar um pequeno passeio pela cidade, sem grande interesse turístico mas com alguma alma...

...aproveitando também para pôr os assuntos de beleza em dia: cabeleireiro, manicure, pedicure, etc, tudo a que temos direito no melhor Spa da cidade (também não havia muitos). Já tinhamos saudades do terceiro mundo: tudo ao molho, mas muito baratinho!

Mas o nosso destino final era o misticismo de Borobudur e a grande motivação era o tão ansiado reencontro como os nossos special friends Su e JP...

...que após atravessarem 3 continentes numa viagem cheia de precauços, chegaram finalmente ao seu destino com quase um dia de atraso!

Apesar do cansaço e do jet lag, fizemo-nos à estrada e fomos visitar o famoso templo de Borobudur, no sudoeste asiático só mesmo comparável a Bagan no Myanmar e a Angkor Wat no Cambodja.

Pelo caminho cruzámo-nos com vários habitantes das redondezas...

...que nos saudavam entusiasticamente sempre com um sorriso nos lábios. Para o bem e para o mal, o turismo aqui ainda está para chegar e a autenticidade tá bem presente.

Templo de Borobudur, o maior monumento budista do mundo, que originalmente foi construído como um templo hindu.

Com o advento do islamismo na ilha de Java os antigos deuses foram esquecidos, o templo foi abandonado e envolvido pela selva até à sua redescoberta por colonos ingleses em 1814.

A recuperação deste templo foi patrocinada pela ONU, tendo sido considerada a mais sofisticada operação de resgate de um monumento cultural de sempre. É sem dúvida uma das grandes atrações do país.

E por alguns momentos fomos verdadeiras estrelas de cinema...todos os visitantes que por ali andavam, na sua maioria Indonésios, vinham pedir para tirarmos fotos como eles, como se fossemos Superstars! Irmã da Angelina Jolie ou primo do Ronaldo eram alguns dos nomes de código:)

As babes Su e Joana a fazerem furor na red carpet!

Preparem os flashs...

...para a foto de família!

Após terminarmos a visita ao templo com umas souvenirs "no bolso"...

...e repostas as energias...

...aderimos ao meio de transporte mais tradicional e conveniente deste país...

...para batermos bem a zona em redor dos jardins do templo e (bem) mais além!

Só era preciso ter cuidado com os camiões TIR, neste caso a transportar uma cama :)

A bika é igualmente muito útil na agricultura, que o diga o Sr. José!

Pit stop para visitar alguns dos outros highlights da área: uma fábrica tradicional de tofu...

...e uma olaria onde a Joana e a Susana puderam comprovar a  sua "falta de jeito" para os trabalhos manuais. Só despesa!

Como forma de agradecimento, comprámos umas das peças feitas pela nossa amiga que nos recebeu de braços abertos, aliás como a maioria dos indonésios.

A forma de estar simples e genuína das pessoas foi sem dúvida um dos pontos altos desta nossa passagem por Borobudur.

Um pastor...de patos :)

No dia seguinte e enquanto Su e JP se recompunham do jet lag, madrugámos para uma sessão de meditação matinal...

...seguida de uma aula de yoga. A falta de jeito do Tiago fez com que esta fosse (naturalmente) a primeira e última aula!

Ao que tudo indica, o rapaz tem mais queda para as artes!

Após um mergulho na pool do novíssimo Plataran e de um mega pequeno-almoço...

...seguimos para mais uma ronda, desta vez pela vida nos arrozais. O contacto com o dia a dia dos locais é fácil e intenso...

...e as personas da terra sucedem-se ao virar de cada esquina.

Pegámos nas nossas motoretas e pusemo-nos à estrada (como quem diz aos caminhos de cabras) para uma ronda que demorou cerca de 1:30h até a um templo perdido...

...com uma pit stop para o abastecimento à moda antiga (ou de Angola)!

Triste ou contente?

Pueblitos por onde fomos passando antes de chegar ao destino...

...onde uma vez mais éramos os únicos turistas da zona, coisa a que até as vacas estranhavam.

Um dos milhares de campos de arrozais, na sua maioria "em escada" com o objectivo de melhor aproveitar o clima tropical desta latitude.

Após uma pequena caminhada de 30 minutos sempre a subir...

...no ambiente pitoresco dos campos verdes de arroz dispostos em terraço...

...chegámos ao cume onde visitámos o pequeno templo de Selagriya, que segundo o seu livro de registos não recebia qualquer visita desde há 5 dias.

Pic time com o JP a liderar a sessão, que tem muito que aprender com a sua Su que lhe dá 10 a zero neste "tipo de tarefas".

São campos a perder de vista...

...e malta a fazer vários kms para obter o seu ganha pão.

Já no regresso...

...cruzámo-nos com estas 2 "pestinhas"...

...que se deliciaram a brincar com a Su e Joana. Vai um joguinho de badminton!?

Malta tá unida, seja em que continente for:)

Após mais um regresso a casa sob uma chuva tropical torrencial, nada melhor que um five o'clock tea...

...com direito ao tradicional ginger tea para aquecer e uns bolinhos caseiros cuidadosamente preparados pelo simpático Chief do Hotel.

E por uns dias deixámos de ser backpackers, ficando instalados que nem uns reis no Plataran Resort&Spa, um hotel ao estilo colonial com um enquadramento perfeito sobre o templo de Borobudur...

...onde ao final do dia era possível ouvir bem os sons das rezas que têm lugar no vale! Sem dúvida um spot muito especial...grande escolha Jonhy!

Apesar de tudo, há sempre pormenores que não escondem o lado mochileiro de quem viaja por tanto tempo! :)

À noite fomos jantar ao ultra-luxuoso Amanjiwo Hotel, onde fomos muito bem recebidos por um amigo tuga do JP, um dos responsáveis pela gestão do hotel...

...num jantar tipicamente local com direito a live act com artistas da praça.

Na manhã seguinte madrugámos para assistir ao mítico sunrise sobre o templo de Borobudur com o irrequieto vulcão Merapi em pano de fundo. Infelizmente o tempo não estava perfeito mas sempre deu para bater uma chapas "de despedida".

1. Que saudades! Realmente seja em que continente for, a Malta esta mesmo unida! Borobudur valeu!!! Qual o próximo destino?