terça-feira, 20 de março de 2012

Fiji - Nadi, Malolo e Plantation Islands

15 a 21 Fevereiro 2012

Ainda na Nova Zelândia decidimos alterar "ligeiramente o roteiro e dar um salto" às Fiji...
Why not? Afinal são "só" 2.000 kms de distância...Let's Go!


Aterrámos em Nadi quase de noite. A cidade é o epicentro do turismo do país e está localizada a noroeste da ilha de "Viti Levu", seguindo para a super acolhedora "Bamboo Hostel", na foto com a habitual peladinha de vólei entre os locals da zona.




Com o cair da noite fomos convidados a participar no tradicional ritual de kava, uma bebida alucinogénica leve e legal feita a partir de raízes de uma árvore denominada kava, preparada pelos nativos em cerimónias tribais. Todos se sentam em roda da kava e o chefe após alguma palavras de oração começa a distribuir as porções de meia casca de coco a todos os presentes.

Antes de beber é só gritar BULA, bater uma palma. Depois de beber é bater várias palmas e passar a casca de coco ao próximo. O efeito é leve e relaxante, dando uma sensação de formigueiro na boca.


O ritual é bem animado e repete-se diariamente: os fijianos reúnem-se debaixo de uma palhota, estendem a esteira no chão e chamam a malta viajante para confraternizar. Logo na 1ª noite, ficou desde logo a sensação do quanto a vida pode ser incrivelmente simples e feliz para alguns povos! Lidar com os nativos foi talvez das experiências mais marcantes da nossa passagem pelas Fiji, muito mais do que um conjunto de ilhas paradisíacas.


O serão manteve-se durante toda a noite sempre acompanhado de boa música. Há meia-noite o menino Tiago teve direito a uma serenata especial pelos seus 33 aninhos, que lhe valeu uns penalties de kava...


...e um improvisado post card já em private, claro!!

Happy Birthday!

No dia seguinte de manhã apanhamos o ferry para a paradisíaca Plantation Island e um segundo barco para o nosso destino final: Malolo Island, estrategicamente situada na zona da surfada.


Funky Fish, uma resort backpacker de surf, onde ficámos instalados.


Apesar de estar um pouco ao abandono por ter sido comprado por outra empresa recentemente, fomos super bem recebidos por uma equipa de locais que rapidamente se transformaram em "família" por estes dias. Resta acrescentar o pormenor que fomos praticamente os únicos hóspedes, ficando tudo por nossa conta:)


E logo após um rápido almoço marchámos para Tavarua, onde até há 2 anos atrás apenas os hóspedes da resort de luxo da ilha podiam surfar. Felizmente saiu uma nova lei e o hoje o spot de surf está aberto a todos!


Ready to jump!


Melhor presente de anos para o Tiago foi mesmo esta excelente surfada neste lugar mítico, não tanto para a Joana que ficou sem prancha à 2ª onda.


Sunset @ Malolo Beach...



Com a preciosa ajuda do pessoal da resort, a Joana conseguiu organizar um jantar surpresa para celebrar o 33º aniversário do Tiago, com direito a adereços típicos, roupa branca, vinhaça e um delicioso prato tradicional: fish boiled in thick coconut cream! Cheers...


O nosso quarto, que infelizmente nos trouxe uma das piores noites de toda a viagem...após o magnífico jantar de aniversário do Tiago, fomos brindados com uma infindável família de baratas e insectos de todo o género a habitar no nosso "ninho", com 2 ou 3 tarântulas à mistura.

Felizmente mudámos de quarto logo no dia seguinte e a coisa resolveu-se.

No dia seguinte acordámos bem cedo para outra das actividades mais apetecíveis das Fiji: Diving...


É considerado um dos melhores lugares do mundo para mergulhar, rodeado de recifes de corais com águas cristalinas, paredões/abismos espectaculares e uma vida marinha riquíssima.



Os 2 mergulhos eleitos: supermarket e maná.

Já no período da tarde fomos espreitar "Cloudbreak", um break no meio do nada com ondas épicas que podem atingir facilmente os 4 mts e que quebra sobre um recife de coral bastante raso e sem qualquer ilha por perto! Neste momento, integra o calendário da elite mundial de surf (ASP).


Sem ninguém dentro de água e um swell algo inconsistente e pesado, decidimos ficar a ver o espectáculo da barcaça...


...pois definitivamente esta onda não é para meninos!


Sunset @ Plantation Island.



Não, não é uma parada gay...mas sim um casamento australiano. Grandes figuras sem dúvida!!


Há falta de mais desportos radicais nada como puxar pela cabeça e inventar uma nova modalidade: Kayak Paddle Surf.

Pic time: "Smile :)"

Um comentário:

  1. Olá Meninos, como sempre grandes fotos, paisagens maravilhosas, grandes férias.
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderExcluir