terça-feira, 1 de novembro de 2011

Equador Galápagos - San Cristobal

15 a 17 Outubro 2011

Acabados de chegar ao arquipélago das Galápagos seguimos de lancha rápida de Santa Cruz para San Cristóbal, umas das mais antigas ilhas.

A travessia de 40 milhas durou 1h30, um verdadeiro foquete num mar não muito convidativo... valeu um valente enjoo da Joana (para não variar)!

A simpática pousada Casa Blanca, o sítio onde nos quédamos...

...num quarto catita com grandes vistas para o mar e para o calçadão...

...calçadão este que serve de spot de pernoita a centenas de simpáticos anfitriões que fazem as honras aos recém-chegados: os leões marinhos!

Como se não bastasse, deitam-se por todo o lado, monopolizando por completo as areias da zona: "Olhe, com licença, faxavôr!"

San Cristobal é também um dos melhores sítios para surfar das Galápagos. Alugámos 2 bikes e fomos à caça...

Punta Carola: Joana subiu para o pico mais alto, não para analisar o swell mas para para fugir dos leões (ao fundo)! Para surfar neste spot é necessário um grande swell de Norte, o que não aconteceu...

Next spot: El Canon, praia de rocha pelo cuja a entrada não é muito friendly, nada que um madeirense não esteja habituado.

Maré a encher, sets constantes, vento offshore, ondas tubulares de 2m, quase ninguém dentro de água...tudo demasiado perfeito, até demais para o nosso nível de surf: a Joana ficou em terra por causa da quantidade de leões marinhos na água. O Tiago enfrentou-os apesar de não ter encantado:)

Não é propriamente o local de principiantes pois as ondas quebram em cima de um fundo de pedra vulcânica. Foi o que estas beldades tiveram que perceber à força: depois de muitos HELP HELP, lá conseguiram sair de dentro de água com as pranchas partidas, muitos esfolões e com o papo cheio de água:) Valeu umas belas risadas de quem estava em terra confortavelmente a tirar fotos! hihihihihihih

Galapagera no Cerro Colorado, 120.000 m2 de bosque seco destinados à criação e preservação de tartarugas gigantes terrestres.

Nas Galápagos é expressamente proibido tocar nos animais...

...mas foram só umas festinhas amorosas!

Miradouro com vista para a parte leste da ilha.

Subida ao extinto vulcão Junco...

... que guarda no seu interior uma lagoa de água doce, famosa pela banhoca das fragatas.

Special sunset no calçadão!

Hora da janta!

Léon Dormido, um dos best spot dives do mundo, devido à sua posição estratégica entre as correntes quentes do Equador e as frias da Antártida (Humbolt), atraindo tanto animais de águas frias como baleias, pinguins e leões como de águas tropicais como tubarões martelo ou tartarugas marinhas.

E de manhã bem cedinho lá fomos nós para mais uma grande dive experience...
...com água bem fria e muiiiiiiiita corrente!

Léon Dormido é formado por 2 ilhotas de cerca de 50m de altura separadas por este estreito e profundo canal, onde abundam milhares de espécies marinhas...

...e terrestres como as Patas Azuis, um dos pássaros mais característicos das Galápagos, também conhecido por Blue-footed Bobbies, bastante sugestivo por sinal!

La tortuga em acção!

Magnífico dia com 2 árduos mas inesquecíveis mergulhos no Léon Dormido!

A nossa cantina em San Cristobal, um restaurante frequentado somente por locais onde a especialidade eram os grelhados...uma espécie de Jéjé Galapaguense que um nosso grande amigo de Angola iria adorar:) Abraço Diogão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário