19 Abril 2012
Decidimos quebrar a "rotina" e de manhã cedo partimos de mota para "Ubud", um mundo à parte a 40 kms de Jimbaran, o expoente máximo cultural de Bali.
Na foto, o caótico trânsito Indonésio, um dos países mais populosos do mundo.
Pelo caminho passámos por "Yeh Pulu", um antigo templo conhecido pelas figuras da terra esculpidas na pedra...
...e em especial pela sua escultura "Gowa Gajah"...
...perdidas no meio de campos de arroz situados no desfiladeiro do rio Pekerisan...
...onde fomos abençoados por esta querida e pequenina velhota.
Pit stop para um refresco no bar do templo onde demos de caras com este pintainho rosa, artisticamente pintado com um spray pelas crianças da zona.
De regresso à estrada, "paragem forçada" para ver a banda passar nas comemorações militares...
...e ver uma das muitas gigantes estátuas espalhadas pela ilha que apelam aos Deuses.
Joana num dos muitos templos por onde passámos, a fazer a sua oferenda aos Deuses. Foi interpelada pelo senhor que está na mota que questionou o que estaríamos a fazer! De seguida pegou na mão da Joana e disse: "Tu tens um bom coração...vais ter sorte na tua vida!"
Esperemos que tenha razão :)
Esperemos que tenha razão :)
"Ubud" é uma pequena cidade no interior da ilha de Bali, capital cultural e artística da ilha e possivelmente da Indonésia.
Após uma longa estirada de 1h30 de mota desde Jimbaran pelo meio da confusão do trânsito local, chegamos finalmente ao centro de "Ubud"...
...seguindo para o famoso mercado de artesanato...
...onde é possível encontrar, por exemplo, produtos únicos em madeira ou pedra esculpida, os famosos batiks (tecidos tingidos artesanalmente) ou peças de prata muito em conta.
A cidade possui igualmente diversas galerias de arte, restaurantes com uma gastronomia muito própria e bares com piada. É o lugar perfeito para desfrutar e conhecer o melhor da cultura balinesa.
Almoço com uma especialidade bem tradicional...
...o "Babi Buling" (ou seja leitão assado) que fez as delícias do Tiago. Já a Joana e após ver este cenário de guerra, ficou-se pelo iced lemon tea.
A cidade está repleta de locais de culto e bonitas casas tradicionais cujos telhados e pátios são decorados como se de autênticos templos se tratassem.
Por vezes torna-se até difícil distinguir os templos das casas da malta.
Foi aqui em Ubud que foi filmado a 3ª parte do filme "Comer, Rezar e Amar", onde Julia Roberts contracena num romance com Javier Bardem. A foto a fazer lembrar a casa-consultório do vidente que instigou a peregrinação de Julia Roberts.
A vida religiosa dos Balineses é muito ativa...
É muito interessante ver toda a movimentação em torno das coloridas oferendas que são feitas diariamente aos Deuses, espalhadas por todos os cantos da cidade, seja em frente a lojas de comércio, de casas particulares ou templos.
"Ubud Palace" ou "Puri Sarem Agung", um templo bastante ornamentado ao estilo balinês, onde vive a família real.
Um dos simpáticos guardiões que espantam os maus espíritos, estrategicamente colocados em frente aos portões de acesso às casas.
Uma das muitas ruelas de Ubud, só para motos claro.
Ubud Old Bridge.
"Art Zoo", a galeria de arte do Symon, um americano que vive em Bali desde anos 70, talvez a mais estranha galeria de arte que tivémos oportunidade de conhecer e que rompe com a tradicional cultura Balinesa.
O bonito vale de Sayan, onde parámos para um tradicional ice lemon tea...
...mais propriamente no "Sayan Terrace", que oferece umas excelentes vistas.
Antes do regresso a Bali, tempo ainda para dar um salto ao luxuoso "Four seasons" de Ubud...
...um boutique hotel de natureza muito bem situado neste vale de Sayan...
...nas margens do rio Ayung e com vista para os socalcos das plantações de arroz.
Uma verdadeira peça de arte!
Na volta a Jimbaran, démos com os meninos a regressarem da escola com os seus uniformes de camisa estampada, outra imagem bem característica de Bali.
Longe de resorts massificados, de sítios estragados como Kuta e de praias concorridas, a ilha mais popular da Indonésia esconde ainda muitos segredos. Nesta fuga a Ubud, descobrimos o seu lado artístico, a verdadeira essência dos locais, templos únicos, boutique hotéis de valor, vales recheados de campos de arroz, plantações de café, lagos e montanhas. De valor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário